Massagem facial


Massagem facial suaviza marcas de expressão e ameniza olheiras

Com a correria do dia a dia e a rotina atribulada de tarefas, muitas mulheres não têm tempo para cuidarem de si mesmas, de sua estética, e acabam por não fazerem tratamentos ou os deixam para depois. Pensando nisso, o Bolsa de Mulher entrevistou especialistas que falam sobre os cuidados essenciais e diários com a pele e ensinam a fazer uma massagem facial que suaviza as marcas de expressão, melhora a circulação, ameniza as olheiras e bolsas sob os olhos.
“A automassagem é uma técnica com duas vantagens maravilhosas. A primeira é psicológica, pois promove o autocontato e a segunda é física, pois os movimentos de massagem aumentam a circulação melhorando a nutrição e oxigenação da pele, que inclusive, previne o envelhecimento”, explica a cosmetóloga e diretora técnica da clínica Medicatriz, Dra. Sheila Gonçalves.
Ela comenta que, por conta dos movimentos realizados na face, a automassagem atua nos músculos do rosto aumentando a circulação e, consequentemente, eliminando as impurezas. Segundo ela, é por conta do relaxamento muscular que a automassagem facial pode suavizar as rugas.
Principais benefícios
Físicos: aumento da circulação sanguínea, nutrição celular, prevenção da flacidez e rugas.
Psicológicos: melhora o conforto pessoal, acalma a mente, relaxa a musculatura, prevenindo rugas dinâmicas.

Periodicidade
“Ela pode ser feita diariamente como um cuidado de rotina normal aproveitando-se a oportunidade no momento do uso dos produtos cosméticos noturnos”, indica. A cosmetóloga ainda lembra que os homens também podem fazer a automassagem e que, como método preventivo do envelhecimento da pele, ela pode ser feita a partir dos 25 anos.

Hidratação - produtos
A Dra. Sheila indica quais as substâncias que devem constar nos produtos a serem utilizados na hora da automassagem. “É indicado o uso de produtos específicos de massagem que contenham, principalmente, bioativos nutritivos e antioxidantes, como derivados da soja, lanablue (extrato de algas azuis), vitaminas A, E, e C, óleos vegetais (soja, oliva, abacate)”, diz.

Quem ensina a fazer a automassagem facial é o Dr. Paulo Kogake, especialista em estética médica e diretor da Clínica Kogake. Veja abaixo os passos recomendados pelo especialista que podem ser feitos em apenas 10 minutos.

- Higienize toda a face;
- Esfregue as palmas das mãos e, em seguida, cubra os olhos;
- Coloque as pontas dos dedos das mãos na testa e faça movimentos para baixo e mantenha por 15 segundos;
- Em seguida, pressione a região das têmporas (nas laterais dos olhos), mantendo por 15 segundos;
- Com os dedos indicadores, pressione entre as sobrancelhas por 15 segundos;
- Pressione os polegares contra as narinas, fazendo movimentos leves para cima e para baixo;
- Com as mãos abertas, coloque os dedos indicadores no topo de cada lado da mandíbula e os polegares no queixo ou no pescoço. Deslize lentamente os indicadores até o queixo umas oito vezes;
- Pressione o indicador e o polegar, juntos, em todo o contorno das orelhas duas vezes;
- Esquente uma toalha de rosto e coloque sobre a face. Deixe por cerca de dois minutos;
- Para finalizar, aplique hidratante facial com movimentos circulares.
←  Anterior Proxima  → Página inicial