Reflexologia


Reflexologia: dos pés para o corpo todo

reflexologia é uma técnica específica de pressão que atua em alguns pontos dos pésque correspondem a outras partes do corpo. Mariana Necho, coordenadora do Spa do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, explica que essa massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. “Os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Problemas de saúdepodem ser detectados precocemente e o tratamento é ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios”, afirma.
Além dos pés, outras zonas reflexas no corpo, como mãos, orelhas, rosto, costas e abdômen, também podem ser massageados, pois concentram pontos reflexos. “Os pés são os que têm a correspondência mais definida e de fácil localização. Os profissionais da reflexologia consideram que eles reagem mais rápido aos estímulos. Já as zonas reflexas da mão são menos sensíveis à massagem superficial, o que torna os pontos doloridos e difíceis de localizar”, explica.
Os casos em que a reflexologia é mais procurada são estresse e dores na coluna, mas somente um profissional poderá indicar se é ou não o caso de procurar o tratamento. “A reflexologia pode ser utilizada como uma forma de promover o bem-estar e de ação preventiva, mas também como uma forma de resolver casos de estresse físico e mental em excesso”, diz.
Não há um número determinado de sessões, nem mesmo um prazo para que a pessoa comece a sentir os benefícios. Tudo irá depender de cada caso.
←  Anterior Proxima  → Página inicial