REIKI



Reiki é importante para a medicina convencional?


Para que uma experiência científica funcione, é necessário que se utilizem todos os materiais e equipamentos necessários. Para o estudo científico do Reiki, ocorre o mesmo…

O REIKI PRODUZ MELHORIAS BIOLÓGICAS

Já estão a ser conduzidas pesquisas científicas na área de imposição de mãos há algum tempo e já há experiências que validam a utilidade do Reiki como técnica de cura. As conclusões mais interessantes destas experiências demonstram que os resultados positivos são mais do que efeito placebo. Wendy Wetzel, enfermeira, descreve uma experiência de Reiki que ela conduziu: “Cura por Reiki – Uma Perspectiva Fisiológica”.

No seu estudo, quarenta e oito pessoas compuseram o grupo experimental e outras dez, o de controlo. Os grupos tiveram amostras de sangue retiradas no princípio e fim da experiência. O grupo experimental recebeu formação em Reiki I, o de controlo não foi envolvido nesta formação.

Das amostras de sangue foram analisados a hemoglobina e o hematócrito

Hemoglobina é a célula vermelha do sangue que leva oxigénio. Hematócrito é a relação das células vermelhas do sangue com o volume total de sangue. As pessoas do grupo experimental tiveram mudanças significativas nestes valores com 28% sofrendo um aumento e o resto uma diminuição. Estas alterações, aumento ou diminuição, são consistentes com o propósito de Reiki que é trazer equilíbrio numa base individual. As pessoas do grupo de controlo não tiveram mudanças significantes.

Uma paciente, com quadro de anemia por deficiência de ferro, teve 20% de aumento nestes valores,continuou a tratar-se diariamente com Reiki e após três meses o aumento foi mantido.

Outra experiência demonstrou um aumento nos valores de hemoglobina; conduzida pela médica, Otelia Bengssten num grupo de 79 pacientes com diagnósticos de pancreatite, tumor cerebral, efizema, desordens endócrinas múltiplas, artrite reumática, e paragem cardíaca. O tratamento de Reiki foi feito em 46 pacientes, sendo 33 um grupo de controlo. Os pacientes mostraram aumentos significativos nos valores de hemoglobina. A maioria apresentou melhoras ou desaparecimento completo dos sintomas.

Esta experiência e a anterior demonstram que as aplicações de Reiki produzem melhoras biológicas.

Segundo a Mestre de Reiki e enfermeira americana Pamela Miles, o Reiki já está a ser oferecido como tratamento co-adjuvante nos Estados Unidos e em alguns outros países numa série de especialidades médicas, incluindo: ortopedia, reabilitação, psiquiatria, geriatria, cirurgia, terapia intensiva, oncologia, obstetrícia e cuidados neonatais, doenças infecciosas, transplante de órgãos, e centros de cuidados paliativos.

Para mais informações sobre Reiki, contacte-nos!